quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A voz da Igreja destaca: a audiência de Bento XVI com o arcebispo anglicano Rowan Williams.


Após o "histórico" encontro com os artistas, o Papa recebeu em audiência privada neste sábado o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, primado da Comunidade Anglicana na Inglaterra. Ele esteve em Roma para uma visita de três dias, por ocasião de um encontro sobre o card. Johannes Willebrands, cujo nascimento completa cem anos.

Segundo o Vaticano, durante as cordiais conversas "[o Papa e o arcebispo] concentraram-se nos desafios que se apresentam a todas as comunidades cristãs neste início de milênio e na necessidade de promover formas de colaboração e de testemunho comum para enfrentá-los".

Além disso, o tema do encontro privado se pautou pelos "últimos acontecimentos que interessaram às relações entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana" e foi reafirmada " a vontade comum de continuar e de consolidar as relações ecumênicas entre católicos e anglicanos".

O encontro, em inglês, durou pouco mais de 20 minutos. Depois participaram o card. Walter Kasper, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e Mons. Marc Lenghamm, conselheiro sobre os anglicanos no mesmo dicastério.

O arcebispo Rowan Williams, no encontro do dia anterior, dedicou seu discurso ao último livro de Card. Kasper "Harvesting the Fruits". Ele observou que "o copo ecumênico está autenticamente meio cheio". Nos próximos dias, se reunirá a Comissão se encarregada de preparar a terceira fase do diálogo teológico internacional entre as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário