sábado, 21 de novembro de 2009

A voz da Igreja destaca: A função insubstituível das universidades católicas.


O Papa Bento XVI destacou nesta quinta-feira, 19, a "função insubstituível" das universidades católicas "na Igreja e na sociedade" ao receber os participantes da Assembléia Geral da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC).

O Santo Padre recordou que o Concílio Vaticano II já havia encorajado as universidades católicas a "aprofundar os vários campos das ciências sagradas", e isso para "conhecer cada vez mais profundamente a Revelação, explorar o tesouro da sabedoria cristã, favorecer o diálogo ecumênico e inter-religioso", para dar respostas aos "problemas que emergem no âmbito cultural".

Em sua mensagem, o Papa afirmou que é necessário abrir-se à sabedoria que vem do Evangelho em uma sociedade onde o conhecimento se torna sempre mais especializado e setorial. "O homem é incapaz de compreender plenamente si mesmo e o mundo sem Jesus Cristo. Só Ele ilumina a sua verdadeira dignidade, a sua vocação, o seu destino último, abrindo o coração a uma esperança sólida e duradoura".

O Santo Padre acrescentou que os anos dos estudos superiores, podem "ser comparados à experiência que os Apóstolos viveram com Jesus: com Ele, aprenderam a verdade para se tornarem anunciadores".

Ao mesmo tempo, é importante recordar que o estudo das ciências sagradas nunca deve ser separado da oração, da união com Deus, da contemplação; do contrário, as reflexões sobre os mistérios divinos correm o risco de se tornar um vão exercício intelectual.

O Papa destacou também a importância do diálogo com a cultura laica, com as diversas metodologias científicas e com os diferentes campos do saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário