terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Carnaval: brincar ou se retirar?

Não se conhece ao certo a origem do carnaval, assim como a origem do nome. Historicamente trata-se de uma festa popular coletiva, transmitida oralmente através dos séculos como herança das festas pagãs, realizadas entre 17 de dezembro (Saturnais - em honra a deus Saturno, na mitologia grega) e 15 de fevereiro (Lupercais - em honra a Deus Pã, na Roma Antiga).

Cada corrente de estudiosos adota uma provável origem. Há os que afirmam que a comemoração do carnaval tem suas raízes em alguma festa primitiva, de caráter orgíaco, realizada em honra do ressurgimento da primavera.

No início da Era Cristã, a Igreja deu uma nova orientação às festividades do carnaval. O Catolicismo não adotou o carnaval, mas deu à festa popular um novo sentido, já que ela foi anexada ao calendário religioso antecedendo a Quaresma. É uma festa de características pagãs que termina em penitência, na dor de quarta-feira de Cinzas.

As raízes do termo que dá nome à festa de Carnaval também têm sido objeto de discussão. A palavra seria derivada da expressão do latim "carnem levare", modificada depois para "carne, vale!" (adeus, carne!), palavra originada entre os séculos XI e XII que designava a quarta-feira de cinzas e anunciava a supressão da carne devido à Quaresma.

No Brasil, o carnaval chegou no período da colonização como herança da entrada dos portugueses. Anos mais tarde, no início do século XX, a festa foi incrementada com elementos africanos, que contribuíram na originalidade.

Foi também no Brasil que o carnaval passou a ser um momento oportuno para um encontro pessoal com Deus. Quatro dias de alegria, música e diversão longe dos confetes e serpentinas. Milhares de fiéis católicos se reúnem pelos quatro cantos do país em pequenos ou grandes encontros, promovidos pela Igreja.

Se for brincar o Carnaval faça-o com alegria, mas tendo o bom senso de evitar os exageros. Caso queira tranqüilidade e paz faça um retiro: seja de forma particular com sua família em um recanto afastado da folia ou de forma coletiva num dos retiros promovidos pela Igreja.

Bom Carnaval! Deus abençoe e proteja!

2 comentários:

  1. rapa...durante muito tempo toquei com grupos carismáticos....e sempre pareceu absurdo a demonizaçao dessa festa popular.....parabéns faço votos pra que o blogger vá em frente com esse carater maduro e respeituoso da fé e da experiencia espiritual.....um abraço grande..

    ResponderExcluir
  2. Obg Alan pela força! Como cristãos temos que ser maduros o bastante para entender as coisas que o Senhor quer de nós e agir efetivamente na manutenção do Seu Reino aqui na terra, respeitando a opção dos outros. Abraços e Paz!

    ResponderExcluir