sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Assembléia Arquidiocesana de Pastoral 2010: Quais os nossos caminhos para uma missão autêntica?

Usando a dinâmica de "fila do povo", onde o público faz comentários sobre o tema, foi retomada a nossa Assembléia. Todos podiam levantar questões ou fazer comentários sobre a palestra da manhã, muitos pontos importantes foram retomados e esclarecidos.

Temas como: fazer missão em locais muito pobre, ajuda aos pobres e necessitados de atenção especial, tais como idosos, gestantes e deficientes físicos; como evangelizar pessoas que tem dependência em álcool e drogas e que tipo formação deve ter o missionário.

O senhor Eronildo, leigo membro da pastoral familiar, trouxe uma reflexão sobre a necessidade da união dos grupos das paróquias, idéia defendida também por padre Francisco, que lembrando o documento de Aparecida (DAp), disse que "paróquia é a comunhão de comunidades" e deixou a questão como pode a paróquia fragmentada por divisões internas fazer missões verdadeiras.

Lembrou-se também a necessidade de uma formação mais profunda para o povo de Deus, pois muitos tem duvidas sobre coisas simples de nossa fé, e que muitos jovens desejam saber sobre a salvação, mas pouca formação é dada em nossa diocese. Ficou então a pergunta como fazer missão sem formação?

Depois dos comentários de todo o padre Estevão Raschietti fez comentários sobre os pontos levantados, mostrando que devemos lembrar de compartilhar com os necessitados não só de nossa paróquia ou diocese, mas de todo o mundo para formarmos uma rede de solidariedade, disse para nós "Compartilharmos os doze cestos que sobraram".

Comentando sobre a formação ele disse que essa deve ser uma prioridade para a igreja.

Todos levando no coração a frase dita por padre Sergio, "Quando vamos assumir a missão", foi dividido o grupo por setores para um trabalho em grupo que tem o intuito de perceber como andam e o que precisam as paróquias para uma nova missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário