sábado, 2 de janeiro de 2010

Palavra do Pastor: ano novo, vida nova.


Passagem de ano é sempre ocasião oportuna de avaliação, tomada de consciência, planejamento. Nesta época, as empresas costumam realizar seus balanços anuais e tomar medidas que garantam a superação econômica no ano que se inicia. É salutar fazer o mesmo no âmbito pessoal, familiar, espiritual, pastoral, comunitário e social. Com humildade, devemos analisar qual será nossa parcela de responsabilidade e comprometimento no panorama eclesial, político e social em que vivemos. É preciso ter coragem de dar passos significativos e colaborar para as necessárias mudanças, conscientes de que nossa grande força está na unidade, na partilha e, sobretudo, na aplicação da Palavra do Deus.

O ano novo começa com a Solenidade de Maria, mãe de Deus (Theotókos), primeiro dogma mariano, proclamado no Concílio de Éfeso (Turquia), no ano 431. Reconhecer Maria como mãe de Deus significa, na verdade, professar que Cristo, filho de Maria, segundo a geração humana, é filho de Deus. No dia primeiro de janeiro, celebramos também o Dia Mundial da Paz e da Fraternidade Universal. Através de Maria, "Rainha da Paz", intercedamos pela superação da "cultura da violência" e dos males que a promove e tira o sossego das famílias, gerando medo e insegurança.

No novo ano de 2010 será celebrado o jubileu de 100 anos da nossa Arquidiocese de Olinda e Recife, instalada durante o pastoreio de Dom Luiz Raimundo da Silva Brito - 24º Bispo e 1º Arcebispo (1901 - 1915) e ano de mudanças e adaptações pastorais.

Estamos na fase de preparação próxima da anunciada Assembléia Arquidiocesana de Pastoral a ser realizada de 18 a 20 de fevereiro. Além de definir nossas prioridades pastorais, a Assembléia colaborará com a estruturação física e a ação pastoral de todo o conjunto da Arquidiocese. Será necessária a participação e inserção dos nossos padres, religiosos(as) e leigos(as) para que a assembléia não fique no papel, mas, promova VIDA NOVA, alicerçada na força do amor e da unidade.

A caminhada missionária de nossa "Igreja Particular" necessita ser re-articulada e assumida com empenho por todos que se sentem dispostos a priorizar o chamado do Senhor. A experiência das Santas Missões Populares se apresenta como método eficaz para a realização de um trabalho aglutinador e comprometedor. Aparecida nos convida a abandonar as velhas e superadas estruturas paroquiais e assumir uma nova realidade de Igreja Povo de Deus, com comunhão e participação.

Estamos, igualmente, desejosos de concretizar, em 2010, algumas ações sociais voltadas para a recuperação dos dependentes químicos das drogas lícitas e ilícitas. Trata-se de um desafio grande que está tirando a paz na vida de muitas famílias.

Desejo para todos(as) um feliz ano-novo de muita paz e prosperidade e, acima de tudo, compromisso com a fé.

Dom Antônio Fernando Saburido,OSB
Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife


Nenhum comentário:

Postar um comentário