sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Papa indica o que deve estar à frente das decisões políticas

O Papa Bento XVI falou nesta quinta-feira, sobre a necessidade da pessoa humana estar no centro das decisões políticas. O pensamento, já expresso na sua Encíclica social "Caritas in veritate", esteve no centro do discurso do pontífice ao receber o prefeito de Roma, o vice-presidente da região de Lazio, e o presidente da provincia de Roma, para a tradicional felicitação de ano novo.

Bento XVI começou sua reflexão recordando as consequências negativas da crise da economia mundial sobre os habitantes e as empresas locais, observando que esta crise oferece ao mesmo tempo a possibilidade de repensar o modelo de crescimento, como escreve na sua Encíclica "Caritas in veritate":
"O desenvolvimento humano, para ser autêntico, deve encarar o homem na sua totalidade e deve realizar-se na caridade e na verdade. A pessoa humana está, de fato, no centro da ação política e o seu crescimento moral e espiritual deve ser a primeira preocupação para aqueles que foram chamados a administrar a comunidade civil".

Bento XVI insistiu na exigência prioritária, para os administradores locais, de sempre e em tudo procurarem o bem comum. "Desejo exprimir apreço pelos esforços realizados por estas Administrações (locais, de Roma e do Lácio) para corresponder às faixas mais débeis e marginais da sociedade, em vista da promoção de uma convivência mais justa e solidária. A este propósito, quereria convidar-vos a tudo fazer para que a centralidade da pessoa humana e da família constituam o princípio inspirador de cada uma das vossas opções".

Neste contexto, o Papa referiu-se expressamente ao modo como se tenta resolver o problema da habitação, fazendo votos de que os novos centros habitacionais não se tornem meros bairros dormitório. "É oportuno que se prevejam aquelas estruturas que favoreçam os processos de socialização, evitando assim que surja e se incremente que as pessoas se fechem no individualismo, dando exclusivamente atenção aos seus interesses pessoais, atitudes prejudiciais para toda a convivência humana. Respeitando as competências das autoridades civis, a Igreja congratula-se em oferecer o seu contributo para que nestes bairros exista uma vida social digna do homem".

Especial atenção reservou Bento XVI aos problemas da família e dos respectivos filhos, recordando a propósito a ação que a Igreja desenvolve, nomeadamente nos bairros periféricos, detendo-se depois no que diz respeito à educação das novas gerações. "É bem patente a necessidade e urgência de ajudar os jovens a projetarem a vida nos valores autênticos, que têm como ponto de referência uma visão 'elevada' do homem e encontram no património religioso e cultural cristão uma das suas mais sublimes expressões".

"Nas propostas formativas sobre os grandes temas da afetividade e da sexualidade, tão importantes para a vida, há que evitar que se prospectem aos adolescentes e aos jovens vias que favoreçam a banalização destas dimensões fundamentais da existência humana. Nesse sentido, a Igreja pede a colaboração de todos, em particular dos que atuam na escola, para educar a uma visão elevada do amor e da sexualidade humana".

Finalmente, uma referência ao mundo da doença e do sofrimento, para o qual o Papa solicitou uma "atenção constante e coerente", referindo a propósito a presença da Igreja, também neste campo, com a suas estruturas: "Inspirando-se no Evangelho, (as estruturas sanitárias da Igreja) esforçam-se por abordar com amor e esperança as pessoas que sofrem, apoiando também a busca de sentido e procurando fornecer resposta às interrogações que inevitavelmente surgem no coração dos que vivem a difícil dimensão da doença e da dor. De fato, o homem tem necessidade de ser tratado na sua unidade de ser espiritual e corporal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário