quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pastoral da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde entregam os prêmios do I Concurso Pernambucano de Educação em Saúde

Na manhã do dia 26 de janeiro, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, o vigário geral, Monsenhor José Albérico, o secretário de Saúde e vice-governador João Lyra Neto, o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde, Vandson Holanda e a secretária-executiva da Secretaria Estadual de Saúde, Inês Costa fizeram a premiação dos vencedores do I Concurso Pernambucano de Educação em Saúde. O tema desta primeira competição foi a Hanseníase. Dez alunos de escolas públicas estaduais e municipais ganharam computadores, bicicletas e aparelhos de MP4. O concurso teve o apoio da ONG LLA.

Vandson Holanda acolheu os alunos, pais e professores agradecendo a participação e o empenho de todos neste primeiro concurso, em seguida passou a palavra para Dom Fernando. "Estou honrado em poder participar deste momento tão especial e presenciar este lindo trabalho da Pastoral da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde que envolveu as comunidades e especialmente os mais jovens", disse o Arcebispo.

O secretário estadual de Saúde e vice-governador, João Lyra Neto, falou que estava satisfeito com o resultado, pois a parceria entre o Governo e a Arquidiocese despertou a importância da prevenção da Hanseníase na sociedade fazendo com que todo o Estado tomasse conhecimento da campanha. "Da Região Metropolitana ao Sertão, todos foram conscientizados, isso mostra a força da Igreja Católica em parceria com o Estado", falou. "Estamos prestes a anunciar mais uma parceria, agora voltada para a Santa Casa", adiantou o secretário.

O concurso foi voltado para alunos de escolas públicas, de 11 a 16 anos. O objetivo era que os jovens produzissem uma história em quadrinhos abordando os aspectos da Hanseníase, desde a prevenção até o tratamento. "A campanha foi coroada com êxito a prova disso são os mais de 500 trabalhos enviados para o concurso", comemorou o secretário. No total concorreram 540 historinhas.

A competição foi divida em duas categorias: a primeira (Faixa 'A') de alunos com idade entre 11 e 13 anos e a segunda (Faixa 'B') com alunos de 14 até 16 anos. O primeiro lugar da faixa 'A' foi Vagner Antônio dos Santos Silva, de 13 anos, da Escola Monsenhor Luiz Sampaio, na cidade de Triunfo. Muito feliz o adolescente fez questão de agradecer: Agradeço primeiro a Deus e depois a minha mãe e a minha professora que sempre me incentivaram. Renan Santos de Moura, 15, da Escola Júlio Correia, em Condado foi o vencedor da faixa 'B'. Ambos levaram para casa um computador.

Os dez trabalhos premiados serão expostos na manhã do dia 6 de fevereiro na sede da CNBB NE2, na Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário