quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

"O padre é a voz que está a serviço da Palavra da salvação".


O arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, em artigo publicado na terça-feira (15) no site da arquidiocese de São Paulo, ressaltou o empenho dos padres nas celebrações especiais do sacramento da confissão e na preparação do povo para as festas natalinas que se aproximam.

Para Dom Odilo, esse empenho na promoção das novenas de Natal, nas ações de solidariedade sociais e nas ações culturais é importante para se garantir que a "Boa Nova do nascimento do Salvador chegue a todos" e para que "não seja abafada pelos tantos anúncios que comercializam o Natal e sequestram todo o seu significado".

A missão do padre, na visão do arcebispo, é anunciar a presença e a proximidade de Deus em relação ao homem e manter a humanidade em "constante clima de Advento", no sentido de ajudar o povo a "acolher o Deus que vem".

A sua atuação e presença é testemunhar "em favor das coisas de Deus" (cf Hb 5,1) e ajudar as pessoas a manterem e cultivarem a comunhão com Deus, tendo Nele sua referência. "Mas não uma referência qualquer", observa Dom Odilo, "e sim aquela que nos é dada em Jesus Cristo, o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6)".

O padre não deve atrair para si as pessoas, mas, como servidor der Cristo, deve atrair para Deus e levá-las ao encontro de Deus. "O padre ajuda o povo a se voltar a Jesus Cristo indicando sempre para ele: "eis o cordeiro de Deus, a ele é que deveis seguir (cf Jo 1,29)".

Dom Odilo cita S. Agostinho para afirmar que os padres são a voz e o sopro a serviço da Palavra de Deus, ou seja, "é a voz, que está a serviço da Palavra da salvação". È por meio do padre, consagrado e ungido para a celebração dos Divinos Mistérios, que o povo de Deus acolhe e recebe as bênçãos da obra realizada por Cristo, ressalta.

Dessa maneira, o arcebispo de São Paulo ressalta que o padre está, portanto, consagrado ao serviço das "coisas de Deus", realizadas em favor dos homens através do sacerdócio de Cristo (cf Hb 5,1).

Ao final do artigo, Dom Odilo deseja a todos os padres a celebração do Natal com "especial alegria", e que envolvam as suas comunidades para contemplar as "grandes coisas" que Deus realizou em favor da humanidade ao enviar seu Filho ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário